quarta-feira, 6 de abril de 2011

O famoso medo de Dentista

Vamos combinar que a cadeira do dentista não é o melhor lugar do mundo para se sentar? E que o consultório da maioria dos dentistas mais parece uma câmara de tortura do que um consultório!? E que uma boa parte dos dentistas que conhecemos tem a maior cara de carrascos!?Pois então, partindo dessas máximas, vamos conversar sobre O DENTISTA!!!! Bichinho danado esse... Como diz meu avô, eu tenho uma profissão muito esquisita, ganho dinheiro colocando os outros de boca aberta... O que não deixa de ser uma tremenda verdade...
Aquele que imagina que dentista não precisa de dentista, está completamente enganado, claro que alguns pequenos procedimentos são possíveis de serem realizados,  mas a grande maioria depende de um colega para executar o trabalho sujo...
Partindo desse princípio, posso dizer que eu sou uma dentista que tenho verdadeiro pavor de dentista, meu trauma teve nome e data para começar; fui paciente do meu avô (dentista prático) e mais futuramente do meu pai (dentista formado); não sei dizer qual era mais carrasco, juro que quando minha mãe dizia que eu e meu irmão tínhamos consulta marcada com meu pai ou com  meu avô, sentiamos todo o tipo de dor de barriga, dor de cabeça e coisas do gênero que vocês puderem imaginar, tudo para não ter que enfrentar as anestesias e "motorzinhos" que eles possuíam... Claro que na maior parte das vezes nem a dor de barriga mais forte do mundo era capaz de nos salvar das torturas... Então la íamos nós, rezando, desde a porta de casa até a bendita cadeira do dentista, pedindo para todos os anjos que existem no céu, que meu pai não encontrasse nenhuma cárie, claro que uma boa parte das vezes isso não era possível, e éramos obrigados à ficar de boca aberta, sofrendo e de preferência calados, sem emitir um som audível que fosse, caso contrário, além das agulhadas, vinham os tapas e os beliscões... Vidinha triste essa de filho de dentista... Ser neto de dentista prático então... Sou capaz de jurar que era a pior coisa do mundo, principalmente nos finais de férias, quando ele colocava todos os netos por ordem de chegada na família sentadinhos no banco da sala de espera para a tão temida revisão de férias... Aquilo era o fim do mundo... Cada um que saía de dentro do consultório, invariavelmente tinha uma história para contar... Triste com certeza!!!
E assim passei minha infância e uma boa parte da adolescência, até aprender que se eu cuidasse bem da higiene, ficaria longe da cadeira do meu pai, já que do consultório era impossível porque trabalhava com ele.
Voltando ao assunto "medo de dentista", não é difícil entender porque tanta gente até hoje vê o dentista como um bicho papão, os consultórios de antigamente metiam medo pela estrutura, cor e equipamentos, era tudo muito rústico e porque não dizer improvisado... Pelo menos o do meu avô era... Uma verdadeira câmara de tortura... Eu tinha verdadeiro pavor daquele lugar... Era escuro, tinha um cheiro pouco convidativo e para piorar, meu avô sempre estava la, com aquela peculiar cara de mau!!! Era impossível não sentir medo e vontade de sair correndo.. E olhem vocês que o consultório do meu avô se encontrava na categoria "moderno", todo o equipamento era elétrico, imagina quando eles eram mecânicos... Prefiro nem tentar imaginar...
Procurando na internet imagens que pudesse ilustrar meu post, encontrei uma que remonta bem o consultório do meu falecido avô, Ramiro Pinheiro, e que da uma ideia bem interessante do medo que as pessoas deveriam sentir quando se sentavam na cadeira dele.
O consultório do meu pai ja era bem mais moderninho, metia menos medo, ja se parecia bastante com os que encontramos hoje, claro que com muito menos modernidade, mas ja tinha a aparência dos dias de hoje...
Para o meu, procurei me imaginar como paciente, o que eu não gostaria de ver ou sentir quando me sentasse na cadeira, então fiz um estudo sobre as cores das paredes, posição e disposição dos equipamentos dentro da sala clínica, aconchego da sala de espera, móveis e posições. Cheguei a uma conclusão: "Meu consultório vai ser o mais diferente e com menos cara de dentista possível." E assim o fiz, como é possível visualizar no post "O começo..."
Ainda falando sobre o medo, imaginem vocês sofrendo uma cirurgia em um consultório como esses mostrados nas imagens abaixo do post, pior ainda, a mesma pessoa que cortava seu cabelo, extraia um dente seu... Cruz credo, ainda bem que estamos no século 21!!!
E os intrumentais então??? Nas minhas pesquisas pelo vasto mundo da internet encontrei muitas imagens que remontam aquela época e sinceramente vou afirmar que não faço questão nenhuma de imaginar para que serviam algumas "ferramentas de dentistas" do século passado que encontrei, com esses nomes mesmo!!!
Ao verem as imagens sintam-se livres em colocar a imaginação para funcionar...
Caso sintam muito medo em fazer isso, experimentem seguir o meu exemplo: NÃO IMAGINEM, É MELHOR!!!
Vou concluir dizendo que me sinto uma dentista diferente, e é assim que gosto de me apresentar para os pacientes, tento passar o máximo de confiança, tranquilidade e compaixão possível, pois dor de dente e medo de dentista são coisas que conheço de perto e para ser bem sincera, não desejo à ninguém.
Espero que se divirtam com as imagens... Até o próximo post!!!

Os consultórios de antigamente...




Esse lembra muito o consultório do meu avô...

Os Dentistas trabalhando...



As "ferramentas" dos dentistas...


2 comentários:

  1. O primeiro estojo de ferramenta está parecendo utensílio de barbeiro. Tem pincel, pente, navalha, tesoura. Dá uma olhada na fonte que tiraste a foto. gostaria de retorno. Obrigada. Iara

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Iara... Antigamente os dentistas eram chamados "Cirurgiões Barbeiros" e eles tanto cortavam cabelo quanto faziam cirurgias odontológicas... Da um medo né!? Mas é verdade...

    ResponderExcluir