quinta-feira, 7 de abril de 2011

A história da Odontologia



Hoje quero contar uma pouquinho sobre como tão nobre profissão começou... E porque os dentistas ganharam a fama de carrasacos e despertam sentimentos controversos em seus pacientes... Vamos la?

Tudo indica que a Odontologia data dos anos 3.700 a.C; com alguns manuscritos egípcios mencionando  malefícios dentais como dores nos dentes e feridas gengivais ...



O primeiro a conhecer a arte dentaria no Egito chamava-se Hesi-Re (3.000 a.C.), da corte do faraó
Zoser; e a primeira evidência de procedimento cirúrgico, teria acontecido por volta de 2.750 a.C. , em uma mandíbula apresentando duas perfurações logo abaixo das raízes do primeiro molar, indicando o estabelecimento da drenagem de um abscesso dentário. Os documentos médico odontológicos mais antigos que se tem notícia vem dos povos da  Mesopotâmia, hoje Iraque.

A a notícia mais antiga que se tem sobre um barbeiro exercendo a profissão de dentista, data dos anos de 1.400 e seria um documento intitulado "O Protesto de Albucassis" onde Cirurgiões Dentistas se revoltaram com o direito dos "barbeiros" de realizarem cirurgias.

Muitos barbeiros alcançaram fama e dinheiro, um deles Olivier Le Daim ocupou lugar de destaque na corte de Luís XI. Em outro reino, o cirurgião Jean Pitard , conseguiu que o rei Felipe IV, cassasse o direito dos barbeiros de praticar qualquer intervenção cirúrgica se não se submetesse a um exame de habilitação, prestado a um grupo de cirurgiões- barbeiros juramentados de Saint Come. Também houve leis interditando atividades dos charlatões  e curandeiros em 1352 e 1364.


Em 1.363 século XV, um Francês chamado Guy de Chauliac, foi o primeiro a adotar a "ligadura intermaxilar" das fraturas e defendeu que os Dentistas deveriam ser os responsáveis por extrações dentárias.

Mas a nomenclatura da época era bem diferente, os Dentistas de hoje eram chamados de "Tiradentes", e os mesmos não possuiam consultórios, eles atendiam nas praças e comércios das cidades, ai vocês podem imaginar toda a higiene desses "consultórios" improvisados (a vigilância sanitária morreria de inveja)...

No século XVIII, em 1.728 , na França, Pierre Fauchard, com seu livro: Le Chirurgien-Dentiste au Traité des Dents (Tratado dos dentes para o Cirurgião-Dentista), revoluciona a odontologia, inovando conhecimentos, criando técnicas e aparelhos, sendo juntamente denominado "o pai da Odontologia Moderna", foi também ele que primeiro difundiu o termo "Cirurgião Dentista" para denominar a profissão, sugere que também seja dele a criação do "falecido" pivot e o desenvolvimento da dentadura.


O também Francês Claude Mouton, em 1746, publicou o primeiro trabalho relacionado à prótese, descrevendo a confecção de faceta em ouro para esmalte em dentes anteriores, e o uso de grampos para próteses parciais.


A profissão evoluiu em vários setores, sendo que em 1756, Philip Pfaff publicou o primeiro livro da Odontologia alemã, onde ensinava o preparo de modelos de gesso, após a moldagem, para confecção da prótese dentária; esse profissional praticou o capeamento pulpar. Próximo ao final do século, surgiu uma inovação, a dos dentes em porcelana.


Em 1788 Nicolas Dubois De Chémant, removendo uma prótese construída com dentes humanos sobre uma base de marfim de hipopótamo, observou um cheiro insuportavel que contaminou todo o ambiente; assim teve a idéia de confeccionar uma prótese com material inalterável, embora encontrasse dificuldade pela contração da porcelana durante o cozimento.Em 1794, John Greenwood começou a usar a primeira coroa de porcelana, e em 1840 apareceram as primeiras coroas de porcelana a pino, para montar sobre a raiz.


Difundindo-se o costume do atendimento na casa do dentista, logo surgiram os primeiros consultórios montados com certa funcionalidade (aqueles que metem medo so de olhar, imagina ser atendido então).


A definição do consultório coincidiu com as primeiras cadeiras fabricadas para esta finalidade. A mais antiga, talvez em todo o mundo, foi a utilizada nos Estados Unidos por Josiah Flagg, de 1790 a 1812. Além da cabeceira almofadada, possuía duas gavetas para os instrumentos (ferramentas, na época), e apoio de braços do lado direito; era inteira de nogueira, a iluminação vinha da janela, perto de onde estava colocada a cadeira. Esse profissional começou a praticar a Odontologia em Boston, no ano de 1783.
 



Em 1810, encontramos cadeiras mais confortáveis com uma bandeja acoplada.

 Em 1872 a S. S. White Company colocou no mercado o primeiro motor elétrico, que havia sido inventado por Geoge Green, abrindo o caminho para um grande desenvolvimento em todos os países. Apenas no final de 1800 C. Edmund Kells introduziu a eletricidade em seu consultório.

Embora a primeira cadeira odontológica totalmente metálica tenha sido fabricada em 1871, ainda em 1884 a história nos mostra a cadeira e os armários em madeira.


Em 1892 surgiu uma cadeira odontológica completamente inovadora, a de Wilkerson, cujos movimentos antes realizados por manivelas passaram a ser feitos por alavancas.



Devido à necessidade de manter o paciente com a boca aberta por longos períodos de tempo, especialmente nas restaurações com ouro e nos tratamentos endodônticos, devido ao emprego do dique de borracha, idealizou-se um aparelho para sucção de saliva, acionado pela passagem de corrente de água, este tornou possível o moderno sugador de saliva, que foi finalmente introduzido em 1882.



 Em 1956, o sueco Ivor Norlén patenteou nos Estados Unidos a turbina a ar, que atingia velocidade de 70.000 rpm. A peça de mão de Page-Chayes, introduzida em 1958, foi a primeira peça angulada para funcionar com sucesso acima de 10.000 rpm. A S. S. White Company introduziu o Borden Airotor, em 1957, a primeira peça de mão a ar de sucesso clínico que atingia a velocidade de 300.000 rpm. Desde então, as peças de mão sofreram ligeiras modificações, com todos os novos modelos utilizando uma pequena turbina dirigida diretamente por ar comprimido. Um pequeno mas significante momento ocorreu na década de 1970 quando, através da utilização dos componentes de fibra ótica construídos no interior da peça de mão, a luz poderia ser colocada na área de trabalho (boca do paciente).




 A década de 1960 introduziu a variante do trabalho sentado, com algumas modificações na cadeira odontológica, porém o paciente continuava reclinado na mesma posição. Em 1970 surgiram os novos conceitos de "design" dos consultórios odontológicos americanos; em função do tipo de trabalho do profissional do tipo de equipamento que pretende e necessita utilizar, como também da característica da construção.


Desde então a odontologia se modificou, melhorando e explorando o melhor da tecnologia para capacitar os Cirurgiões Dentistas do século 21. E graças a Deus estamos tendo o privilégio de uma odontologia sem os terrores de antigamente, eu vejo todos os dias no meu consultório que o dentista pode e deve manter seu paciente longe de todo e qualquer desconforto no ambiente clínico...

4 comentários: