domingo, 8 de maio de 2011

Mãe e Dentista

O assunto agora é "Mãe e Dentista". Ja ouvi de um tudo, quando o assunto é odontologia, e mais um outro tanto sobre mães, porém nunca vi ninguem juntar os dois. Por isso quero falar sobre as dentistas que também são mães, e como diz o ditado: "Mãe é tudo igual, só muda de endereço" mas nos tempos modernos em que vivemos, também muda a profissão!

Sou mãe de um menino desesperado por doces e todo o tipo de porcarias que o mundo possa oferecer, passo dias a fio mandando ele escovar os dentes, passar o fio dental e coisas do tipo, porém nem sempre sou obedecida, aliás na maior parte das vezes sou passada para trás e o danado acaba dormindo ou passando o dia sem dar um "oi" que seja para a escova de dente. Acredito que como eu, outras mães dentistas passem pelos mesmos problemas, então resolvi falar sobre o assunto.

Os principais problemas bucais que afetam as crianças, são em primeiro lugar a cárie, seguida pelo acúmulo de placa bacteriana e gengivite, podendo levar a tratamentos endodônticos e em alguns casos, perdas precoces de elementos que farão uma falta tremenda quando esses "pestinhas" chegarem à vida adulta.

Como mãe não tenho coragem de proibir meu filho de comer doces, mas como dentista morro de medo que ele tenha cáries ou problemas piores, então o que fazer?

Primeiramente vamos falar sobre cada um dos problemas para que possamos chegar a uma conclusão:


A Cárie





Ela pode ser definida como uma descalcificação do esmalte dental provocada pelos ácidos orgânicos encontrados em uma grande quantidade de alimentos, é considerada uma doença infecto-contagiosa e degenerativa, seu principal agente etiológico é o Streptococcus mutans, popularmente conhecido como "bichinho da cárie".

Os ácidos orgânicos (lático, acético, butírico, propiônico e outros) são produzidos pela combinação da saliva e das enzimas bacterianas que agem sobre os carboidratos presentes em alguns alimentos que comemos, estes ácidos são formados através do processo de fermentação que atacam o esmalte, a dentina a polpa e certas vezes o cemento (estrutura que reveste a raiz), corroendo e provocando a destruição dental e a inflamação das gengivas. Os doces possuem grandes quantidades de carboidrato e são os principais alimentos que ajudam no aumento da cárie. 

Pode ainda ser dividida em 3 subgrupos:
  • Cárie coronária - o tipo mais comum, elas se localizam nas superfícies oclusais ou entre os dentes,
  • Cárie radicular - acontece quando a gengiva se afasta do dente, deixando a raiz exposta no meio bucal,
  • Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa bacteriana, que acabam levando à deterioração.


A Placa Bacteriana



Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias, que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

As bactérias aproveitam os restos de alimentos, que permanecem sobre os dentes e saliva, retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. A placa, por sua vez, libera um ácido que ataca a superfície dental deixando-o sem proteção e de fácil acesso à carie. Se a placa não for removida, ela irrita a gengiva, causa inflamação, inchaço, sangramento e gengivite.


A Gengivite




Caracterizada pela inflamação das gengivas, é considerada o estágio inicial da Doença Periodontal e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa bacteriana conhecida como uma película  grudenta e sem cor repleta de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental, pode produz toxinas (venenos) que irritam as gengivas causando a Gengivite. Neste estágio inicial da doença, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e ossos.

Quando acontece na infância, a gengivite pode levar a outras doenças que comprometerão o crescimento saudável, não só dos dentes, mas de todo o corpo.

Diante dos principais problemas, podemos então chegar a uma conclusão simples, não adianta proibir o doce, o salgadinho ou qualquer outra porcaria que exista por ai, o negócio é orientar a criança, explicar o quanto a higiene oral é importante, ensinar uma técnica bacana e de fácil execução,além de monitorar o uso do fio dental.

As visitas ao consultório devem ser frequentes, porque não existe pior propaganda para uma mãe dentista, do que ter um filho com a boca cheia de cáries ou coisa pior. Ficam aqui essas dicas que não servirão só para as "mães dentistas", mas para todas as mamães corujas, que como eu, não querem a boca de seu filho repleta de problemas que podem ser evitados com hábitos saudáveis bem simples...

UM FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS "MÃES DENTISTAS" DO MUNDO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário